Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aprendizagem

Uma das lições mais importantes desta minha curta vivência é que "aprender com os erros é fundamental" ou é vergonha para alguém cometer erros ? Todos nós erramos diariamente, do ponto de vista da perfeição, e só com um espírito livre e definitivo de aprendizagem, podemos crescer e ser melhores a cada dia. Não me esqueço do professor norte-americano que entrou numa sala de aula e a primeira palavra que proferiu : "Aprender", disse: "Eu estou aqui para aprender com vocês e vocês para aprenderem comigo". Uma digna lição de humildade, de transmissão de saber e conhecimento da vida real. Eu acho que fica elegante e distinto em termos educativos e da relação hierárquica existente entre professor e aluno a declaração inicial de aprendizagem relatada por este professor catedrático norte-americano. Não há inúmeras dúvidas em afirmar que um dos graves problemas da decadência do ser humano é não aprender com os seus próprios erros, mesmo sacrificando-se por uma vida melhor, esquecem que não aprendendo com os erros, eles irão aparecer numa outra oportunidade.