Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Reformar maus hábitos, extinção empresas municipais é uma solução. Espera-se estudo do Governo sobre reforma do sector empresarial das autarquias.

Ontem, assistimos todos, mais uma vez neste pleno século XXI, ao ataque indigno às classes mais baixas da sociedade, o que não surpreende, porque não se respeita quem trabalha, mas oferece-se privilégios a quem não trabalha. Estamos num país que precisa de reformular maus hábitos. O fenómeno das "empresas municipais" é um excelente exemplo do desperdício do Estado, sendo que muitas destas são "artificiais" e servem para fugir ao cumprimento da lei. Precisamos de 2.000 administradores de empresas municipais no país, sendo maioria desses administradores, também presidentes de câmara ? Uma em cada dez câmaras municipais estão "financeiramente insolventes", mas raras excepções, vê-se cortar no pessoal, vê-se reduzir os custos, vê-se diminuir as frotas, vê-se reduzir despesas de deslocação ? E existe uma razão para numa altura difícil em que o país se encontra, verificarmos esta mordomias inúteis neste mundo irreal que é o mundo das "empresas municipais" ? Sim, existe e está na autonomia dos conselhos de administração, que podem gastar quanto quiserem, por que no final quem paga são as autarquias, e quem paga ás autarquias é o Estado e o dinheiro do Estado é o dinheiro de todos os portugueses. Um ciclo com pouco futuro, que acabará com uma rigorosa e séria reforma e mudança na administração pública. As autarquias endividam-se diariamente, e a responsabilização dos autarcas ? O Estado não responsabiliza estes, e enquanto assim for, as "empresas municipais" serão reflexo de uma má gestão autárquica. Agora resta esperar pelos resultados da comissão, encarregue de estudar, até ao final deste ano, a reforma do sector empresarial das autarquias, criada pelo Governo.

Artigo relacionado relevante : "Empresas municipais são criadas para dar emprego a políticos não eleitos"

Artigo relacionado relevante : "Metade das empresas municipais dá prejuízo"
Artigo relacionado relevante : Lei nº58/98 de 18 de agosto das empresas Municipais, Intermunicipais,Regionais, revogada pela lei Lei nº 53-F/2006, de 29 de Dezembro
Artigo relacionado interessante: "Hà 2.000 administradores empresas municipais"