Pesquisar neste blogue

terça-feira, 2 de junho de 2015

Avaliação dos Professores









   Desta vez, foi Bill Gates a defender uma ideia cada vez com mais adeptos, a qual partilho , de que a melhor forma de avaliar os professores não é através de um mero resultado, de um "passou" ou "reprovou", de um "fraco" ou "muito bom", mas sim dar-lhes uma avaliação que permita melhorar a sua prática docente e que isso tenha efeitos na sua relação com o aluno. Quantos os professores que passam nas ditas provas de avaliação e posteriormente não conseguem ter uma boa prática docente? Não conseguem ter impacto positivo junto dos alunos? Não conseguem ter uma metodologia de sucesso? Não conseguem melhorar o seu ensino ou mais grave ainda, não conseguem perceber que precisam de melhorar a sua prática docente?
   No vídeo, vemos que umas das professoras utiliza um vídeo na aula (uma das ferramentas usadas para o melhoramento da sua prática docente) e explica como isso a ajuda nas suas próprias reflexões de ensino, nas notas que toma, e o mais importante de tudo: no seu crescimento pessoal enquanto professora. 
   Este é o caminho, capacitar os professores com ferramentas úteis para estes melhorarem a sua prática docente, e encontrar formas de avaliação entre os alunos (que avaliam os professores) e os professores (que avaliam os alunos), porque os resultados são espelho das boas práticas.