Pesquisar neste blogue

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Combate à Sinistralidade nas Estradas - DEFENDO CRIAÇÃO DE UMA AUTORIDADE ESPECIALIZADA





Fico preocupado com as vidas humanas que vão desaparecendo todos os dias nas estradas e com a falta de capacidade de reacção de Portugal em relação a esta sucessão de tragédias nas nossas estradas. Sinceramente não quero entrar pelas estatísticas, nem relatar o número de mortos, pois acho que os partidos políticos se deviam preocupar em combater o problema e deixarem de entrar em constantes conflitos de interesses sem resultados para o país e para todos nós, por isso aqui o interesse não é atacar ninguém mas sim procurar meios de combate a esta terrível realidade. Isto preocupa-me pois acho que os sucessivos governos nos últimos anos e actualmente só se têm preocupado em fazer um exaustivo e rigoroso combate à conta bancária dos portugueses e não em fazer um rigoroso e eficaz combate à sinistralidade nas estradas. Eu quero dizer com isto que as multas não chegam meus amigos, pois continuam a impressionar o número de mortos nas estradas, e isso é o resultado que nada está a resultar e será preciso é meter as nossas polícias a trabalhar eficazmente e não andarem por aí com o único objectivo de "recolha de dinheiro" dos portugueses, pois não hà nada que pague uma vida humana.

Hoje existem uma quantidade de radares mas será que chega e será que os radares combatem eficazmente a sinistralidade?

Hoje nas auto-estradas continuamos a ver carros a passar por nós a 170km/h , não será necessário policiamento efectivo nas auto-estradas com medidas específicas de combate à sinistralidade?

Hoje continuamos a ver carros parados nas bermas das estradas equipados com radares mas será que têm sido eficazes no combate à sinistralidade ?

Hoje existem sucessivas operações STOP(combatem apenas na hora a sinistralidade e depois? ) mas depois voltam todos para as suas esquadras e deixam o combate ao abandono, não será necessário mudar este sistema e combater a sinistralidade de outra forma ou criar uma autoridade(ex: ASPE) com função específica de combate a esta sinistralidade nas estradas ?



Pois eu coloquei algumas questões que precisam de reflexão porque acho que não é só com sansões pecuniárias que se resolve o problema, não sou contra os radares, nem contra as operações STOP, mas acho que assim só estamos combatendo indirectamente a sinistralidade e não estamos combatendo o problema da melhor forma. Para mim acho que a criação de uma autoridade específica de combate à sinistralidade com funções rigorosas poderia ser uma boa solução ou a reformulação do sistema, que para isso alterava competências de vários orgãos e defenderia mais policiamento efectivo nas estradas com funções mais eficazes e com um rigor visando o combate "directo" ao problema.
Acho que este sistema precisa de ser todo reformulado e procurar outras estratégias de modo a haja mais segurança nas estradas.